01 setembro, 2009

Birkin Bag (versus) Kelly Bag

Muitos confundem os dois ícones da marca Hermés, a Birkin Bag e a Kelly Bag, dedicadas a Jane Birkin e Grace Kelly, respectivamente. Os três passos para saber destinguir as duas malas são:

1. Observar as alças, a Kelly tem uma, mas a Birkin tem duas.

Birkin
Kelly
2. Quanto as abas da mala, a da Kelly é lisa, enquanto a Birkin tem ligeiros recortes.
Kelly
Birkin



3. Na Kelly uma única alça é sustentada pela própria aba que a fecha, na Birkin não há ligação entre as duas alças e a aba.
Kelly

Birkin
Em Pantin, uma região perto de Paris, um dos sítios onde são feitas as bolsas-ícones da grife, como Birkin e Kelly, descobre-se alguns segredos da maneira em como os profissionais artesãos fazem as famosas malas.

Um dos promenores revelados, é que estas bolsas de crocodilo são feitas do avesso e depois viradas ao contrário, já que o material é raro e frágil, podendo até partir.
Criados no Mississipi, África do Sul e Austrália, os crocodilos utilizados nas peças Hermès são os mais raros, ou seja, velhos e grandes e apropriadamente adaptados para que não esfreguem demais a barriga no chão, já que só a pele do ventre do animal é utilizada. Quanto maiores os desenhos, mais sofisticada são as peles utilizadas.
Costuradas com uma única linha num sistema cruzado, as bolsas chegam a ter duas ou três vezes mais durabilidade que as outras. As alças são feitas de camadas sobrepostas de couro e nunca uma alça da Hermès será feita com material plástico ou de madeira por dentro. As bordas são enceradas com um material impermeabilizante que protege tanto a linha quanto o couro da humidade.
Os fechos são encaixados por mini-pregos de metal e arrematados por um sistema de pressão equivalente por ambos os lados. Para que quando a cliente passe os dedos sobre eles jamais sinta nenhum tipo de aspereza ou desconforto.
No caso das peles de crocodilo, ao contrário do que se imagina, elas não recebem um banho de verniz. Ao serem polidas com pedra de ágata, brilham naturalmente. Antes de chegarem às lojas, as bolsas são passadas a ferro de vapor em cada bolinha ou quadrado da pele do animal.
Para executar este trabalho minucioso, os funcionários aprendem tudo dentro da própria fábrica e cada um deles só sabe produzir todos os produtos de couro Hermès com, no mínimo, dez anos de casa.
Uma bolsa Birkin em crocodilo, com fecho de brilhantes custa na loja hoje cerca de 16 mil euros e uma jaqueta masculina em pele de crocodilo, cerca de 60 mil. Verdadeiras jóias, as peças da grife possuem inúmeras histórias de família, já que são passadas de geração por geração sem nunca perder o encanto. Agora diga a verdade: em tempos de crise, o melhor investimento não seria na bolsa? Mas… Na bolsa Hermès, acho?!

1 comentário: