29 agosto, 2012

ModaLisboa "before & after"


ModaLisboa

 Para muitos é o culminar de vários meses de trabalho, para uns são uns interminaveis dias intensos de trabalho, para outros dias de pura diversão e amigos e para alguns, dias de tamanho esforço para alcançar um pequeno desnivel no seu mero ‘ego’!
São dias de gente gira, de gente bonita (o que é muito diferente) e de gente empenhada a dar o melhor de si. Em trabalho, pessoalmente ou socialmente.
 A ModaLisboa é “O” evento de Moda em Portugal. O sitio onde se quer ser visto e notado pela massa da moda em Portugal. Editores, jornalistas, stylists, fotógrafos, agentes, modelos, designers, maquilhadores, cabeleireiros, freelancers e meros “apaixonados”... Todos querem marcar presença.
 A Associação ModaLisboa tem feito tamanho esforço para se manter no mapa da Moda, e fazer Portugal notar-se com a sua “Fashion Week”. Com duas décadas de existência, muitas passerelas se crearam e muitos espaços se transformaram, para investidores e consumidores poderem ter um melhor diálogo, numa linguagem fluente e inteligente.
 Criam-se novas imagens e silhuetas. Cortes e assimetrias em mentalidades bem abertas e atentas a tudo o que se faz “cá dentro” e “lá fora”. Cruzam-se mentalidades geniais com mentalidades, que se dizem abertas, que apenas se afundam tentando transpor o feminino no masculino. Ridicularizam a sua própria imagem, a dos que rodeiam e a de um meio de trabalho sério e activo. Um meio que se movimenta e nada se retrai para mostrar o quanto vale...
 Interesses cruzam-se e sobressaem-se. Isso é notório. Os kilos de base presentes em caras conhecidas desta praça, que apenas se sentam para serem vistas e sem nada para ver. É notório o esforço de profissionais que transmitem a sua garra e o seu sangue num tamanho esforço de 4 dias. É notório a ignorância que levam de uma industria, adormecida, que se diz acordada!
 Leiam-se: Pedro Pedro, Ricardo Dourado, White Tent, Os Burgueses e Alexandra Moura, na lista de nomes de esforço e grande garra neste novo ‘Monstro’ chamado Indústria.
Releiam-se nomes como: Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Luis Buchinho, Nuno Gama e Filipe Faisca, na lista de nomes já aclamados, vários internacionais e alguns exportadores que ajudam a crescer este mesmo ’Monstro’.
 Muitos deles inseridos e comidos pela já comentada crise, cheios de garra e ideias inovadoras, ansiosos por apagar este fogo que consome uma economia, um país e um mundo.
 ModaLisboa é tudo isto. Criticas, aplausos, emoções, sentimentos e vidas.
Nesta última edição (Freedom FW'2013) é uma Associação criticada por dividir salas, por apoiar designers, mas também menosprezá-los. É criticada por interferir no trânsito citadino, por não conseguir ver uma colecção quem não tem um cartão ao pescoço, por não ter orçamento ou por colocar excelentes nomes numa sala apertada, sem condições de passagem (para os modelos)!
Há a certeza de que é isto que faz a mudança. É assim que se aprende a crescer. Cometem-se erros para se aprender a corrigi-los. Salas apropriadas, dinâmicas e recheadas de bons investimentos que mataram o ‘Monstro’ que no futuro próximo se chamará apenas Industria. Aprende-se a lidar melhor com  pessoas, profissionais, sociedades e classes.
Há um dinâmismo positivo e vindouro, que acredita-se ser optimista e empenhado. Um dinâmismo que opõe-se aos Hincas e não acaba em 2012, mas que volta a celebrar 20 anos e renasce a cada 6 meses.
 Todos somos assim, há dias piores que outros, e todos sabemos que os proximos são os melhores!


Nuno Gama | ModaLisboa '35 "20 Years"

Photo by RFSP BLOG

Sem comentários:

Enviar um comentário