29 agosto, 2012

ModaLisboa "before & after"


ModaLisboa

 Para muitos é o culminar de vários meses de trabalho, para uns são uns interminaveis dias intensos de trabalho, para outros dias de pura diversão e amigos e para alguns, dias de tamanho esforço para alcançar um pequeno desnivel no seu mero ‘ego’!
São dias de gente gira, de gente bonita (o que é muito diferente) e de gente empenhada a dar o melhor de si. Em trabalho, pessoalmente ou socialmente.
 A ModaLisboa é “O” evento de Moda em Portugal. O sitio onde se quer ser visto e notado pela massa da moda em Portugal. Editores, jornalistas, stylists, fotógrafos, agentes, modelos, designers, maquilhadores, cabeleireiros, freelancers e meros “apaixonados”... Todos querem marcar presença.
 A Associação ModaLisboa tem feito tamanho esforço para se manter no mapa da Moda, e fazer Portugal notar-se com a sua “Fashion Week”. Com duas décadas de existência, muitas passerelas se crearam e muitos espaços se transformaram, para investidores e consumidores poderem ter um melhor diálogo, numa linguagem fluente e inteligente.
 Criam-se novas imagens e silhuetas. Cortes e assimetrias em mentalidades bem abertas e atentas a tudo o que se faz “cá dentro” e “lá fora”. Cruzam-se mentalidades geniais com mentalidades, que se dizem abertas, que apenas se afundam tentando transpor o feminino no masculino. Ridicularizam a sua própria imagem, a dos que rodeiam e a de um meio de trabalho sério e activo. Um meio que se movimenta e nada se retrai para mostrar o quanto vale...
 Interesses cruzam-se e sobressaem-se. Isso é notório. Os kilos de base presentes em caras conhecidas desta praça, que apenas se sentam para serem vistas e sem nada para ver. É notório o esforço de profissionais que transmitem a sua garra e o seu sangue num tamanho esforço de 4 dias. É notório a ignorância que levam de uma industria, adormecida, que se diz acordada!
 Leiam-se: Pedro Pedro, Ricardo Dourado, White Tent, Os Burgueses e Alexandra Moura, na lista de nomes de esforço e grande garra neste novo ‘Monstro’ chamado Indústria.
Releiam-se nomes como: Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Luis Buchinho, Nuno Gama e Filipe Faisca, na lista de nomes já aclamados, vários internacionais e alguns exportadores que ajudam a crescer este mesmo ’Monstro’.
 Muitos deles inseridos e comidos pela já comentada crise, cheios de garra e ideias inovadoras, ansiosos por apagar este fogo que consome uma economia, um país e um mundo.
 ModaLisboa é tudo isto. Criticas, aplausos, emoções, sentimentos e vidas.
Nesta última edição (Freedom FW'2013) é uma Associação criticada por dividir salas, por apoiar designers, mas também menosprezá-los. É criticada por interferir no trânsito citadino, por não conseguir ver uma colecção quem não tem um cartão ao pescoço, por não ter orçamento ou por colocar excelentes nomes numa sala apertada, sem condições de passagem (para os modelos)!
Há a certeza de que é isto que faz a mudança. É assim que se aprende a crescer. Cometem-se erros para se aprender a corrigi-los. Salas apropriadas, dinâmicas e recheadas de bons investimentos que mataram o ‘Monstro’ que no futuro próximo se chamará apenas Industria. Aprende-se a lidar melhor com  pessoas, profissionais, sociedades e classes.
Há um dinâmismo positivo e vindouro, que acredita-se ser optimista e empenhado. Um dinâmismo que opõe-se aos Hincas e não acaba em 2012, mas que volta a celebrar 20 anos e renasce a cada 6 meses.
 Todos somos assim, há dias piores que outros, e todos sabemos que os proximos são os melhores!


Nuno Gama | ModaLisboa '35 "20 Years"

Photo by RFSP BLOG

21 agosto, 2012

My Favourites | SpringSummer'2013 Menswear by "Artur In The Woods"



This time on "My Favourites" I asked Artur Araújo from "Artur In The Woods" (http://arturinthewoods.blogspot.pt/) to talk about his love for Fashion and his favourites from SpringSummer'2013 Menswear collections.

Now you can understand his love for Raf Simons and all the bizarre and androginous looks!


Desta vez para o "My Favourites" convidei o Artur Araújo do "Artur In The Woods" para falar sobre o seu amor pela Moda e escolher os seus favoritos das colecções SpringSummer'2013 de Menswear.

Aqui, podem perceber o seu amor por Raf Simons e por todos os looks bizarros e androginos!




"Sometimes I be like this... Speechless about a collection. It's something that really happens when I really like what I saw. It's true. And that's what happened here. This feminine looks that Raf Simons shows for next SpringSummer'2013 season, made me fascinated. I'm always in the mood for a masculine collection with short shorts, so this runway show starts to win with just that. I loved the turtle-necks, accenting the feminine side of the collection, the colors (I'm a big fan oh this clear-pink), the sneakers, and the prints that comming from Brian Calvin work."


"Ás vezes, fico assim... Sem saber exactamente o que dizer acerca de uma colecção. É algo que geralmente acontece quando gosto muito (mesmo muito) do que vi. É verdade, e este é um desses casos. Estes looks efeminados que o Raf Simons nos sugere para a próxima temporada de Primavera/Verão 2013 deixaram-me fascinado. Eu estou sempre no mood para uma colecção masculina que tenha short shorts, portanto, este desfile começou a ganhar logo por aí. Adorei as golas altas, que acentuaram o aspecto feminino da colecção, as cores utilizadas (sou um grande fã daquele cor-de-rosa pálido), os ténis e, claro, os prints reminiscentes do trabalho do artista Brian Calvin."





"Incomun. Captivating. This is the type of look that evoque strong reactions in the people. Not the type of look we are used to see in a masculine collection, and that's the point of my admiration. The shorts are very short, which makes the long top longer, seemed to be a dress. The print, an illustration by Brian Calvin shows us a feminine face, beside the pink trench coat, makes this look more androginous and bizarre."


"Incomum. Cativante! Estamos perante um look que suscita fortes reacções nas pessoas. Não é o tipo de conjunto que estamos habituados a ver numa colecção masculina e isso contribui para a admiração que tenho por ele. Os calções são muito curtos, o que faz com que o top, que por si só já é comprido, se assemelhe a um vestido. O print, uma ilustração de Brian Calvin que nos mostra um rosto com características femininas, juntamente com aquele trench coat cor-de-rosa, tornam o look ainda mais andrógino e bizarro."




"Two thousand and twelve, absolutely were the year of Raf Simons. The famous belgian designer leaved Jil Sander in February, sayin goodbye with a brilliant collection with such an emotional show. In April, he was appointed to be Dior's Creative Director. His first collection to such an iconic french house was showed in July, an Haute-Couture show, with so many complimments from the most important critics in the Fashion industry, with the presence of the best designers seated at the front-row of the show. Howhever, if in the big european fashion houses that accepted him, exist creative limits, at his own brand, the designer doesn't seems to have a problem to take risks. Proof of it its this SpringSummer'2013 collection, that besides taken reactions of hate/love in the general public, it challenged the true followers of the brand."


"Dois mil e doze foi, sem dúvida, o ano de Raf Simons. O aclamado designer belga saiu da Jil Sander em Fevereiro, despedindo-se com uma brilhante colecção e com um desfile muito emocional. Em Abril, foi apontado como novo director criativo da Dior. A sua primeira colecção para a icónica casa francesa foi apresentada em Julho - um desfile haute couture que, para além de ter recebido elogios por parte dos mais importantes críticos de moda do mundo, contou com a presença de alguns dos melhores designers na primeira fila. Contudo, se nas grandes casas de moda europeias que o acolhem existem limitações para a criatividade, na sua marca homónima, o designer não parece ter qualquer problema em arriscar. Prova disso foi a colecção S/S 13, que para além de ter provocado reacções de amor/ódio no público em geral, desafiou os seguidores mais fiéis da marca."



Valentino | Gucci | Roberto Cavalli | Bottega Veneta | Prada

"Clément Chabernaud. Not only on this season. Great model, with a good body and very professional."


"Clément Chabernaud. Não apenas nesta temporada. Óptimo modelo, não só do ponto de vista físico como também profissional."



"The care and concern of this installation is just delicious. It looks like a masculine version of the 'woderful world of Tavi'. Weird, but adorable. With a bit of erotism and inocense. It makes me really fascinated. The shaded and bizarre ambient just attract me."


"Achei uma delícia o cuidado investido na instalação. Parecia uma versão masculina do 'maravilhoso mundo da Tavi'. Estranho, mas adorável. Um bocadinho de erotismo e inocência. Fico completamente deslumbrado. Aquele ambiente assombrado e bizarro atrai-me imenso!"



Marni | Christophe Lemair | Yohji Yamamoto | T by Alexander Wang

16 agosto, 2012

'Creation' meets Creator...

Diane Kruger and Raf Simons from Christian Dior
Há três tipos de editoriais que têm tudo para me fazer feliz! 
1. Os já típicos da Vogue Paris, habituais em inicio de época, com dezenas de páginas, cada uma dedicada a um designer, fotografados em diversos cenários.
2. Os editoriais com várias modelos juntas, em diferentes poses, com páginas consecutivas com diferentes temas, com um styling de arrepiar.
3. E os últimos, como este aqui representado. Os que mostram "a criação" e o criador lado-a-lado! Misturados com as suas "musas" e inspirações...


Lazaro Hernandez and Jack McCollough from Proenza Schouler | Kateand Laura Mulleavy from Rodarte | David Neville and Marcus Wainright  from Rag&Bone

Peter Dundas from Emilio Pucci with Caroline Trentini | Peter Copping from Nina Ricci with actress Emilia Clarke and Erdem Moralioglu from Erdem with Ruth Wilson


A próxima "September Issue" da Vogue Americana, promete por si só ser uma edição de colecção... Com a Lady Gaga numa fabulosa capa, ultra bem vestida por Marc Jacobs numa exorbitante edição de 916 páginas (a maior edição do mundo, até hoje!).

Este editorial com o tema "The Vogue 120 - The Stylish Singers, Designers, Actors, Models, and More (Under 45) of the Moment." mostra-nos o melhor da Moda hoje em dia, em que já se incluí a futura geração de génios e meios! Sejam eles designers, modelos, actores ou cantores...

Sem dúvida, um completo objecto de desejo, a não perder!


Sarah Burton from Alexander McQueen with Karen Elson | Christopher Bailey from Burberry with Stella Tennant | Stella McCartney with Claudia Schiffer

Olivier Rousteign from Balmain with Chanel Iman | Joseph Altuzarra with Kate Upton | Anthony Vaccarello  with Candice Swanepoel

Riccardo Tisci from Givenchy with Rooney Mara | Phoebe Philo from Céline with Marie Piovesan | Nicholas Guésquiere from Balenciaga with Kristen Stewart

Models Carlie Kloss in Marchesa Liu Wen, Arizona Muse and Joan Smalls in Vera Wang


01 agosto, 2012

Zara | Fall'2012 Campaign

Freja Beha | Woman Campaign

I'm speechless about this new Zara Campaign... Starring some of my favourite models like Freja Beha in the women's campaign, Sean O'Pry and Jon Kortajarena at the Men's pictures and for TRF the amazing Cara Delevingne! It's all about intimate images in black and white, embracing the light softly and clear beeing emotionaly flawless and perfect.

Sean O'Pry and Jon Kortajarena | Man Campaign

As much as I saw on Zara.com, the collection is really impressive, taking inspiration from Burberry, Balmain and Saint Laurent, making the dreams came true and Wishlists bigger... I'm talking about the Women's long jacket with leather sleaves, the Men's quilted grey blazer and so many other pieces with an incredible design that are mostly wanted by the true Fashion Addicts!

Cara Delevingne | TRF Campaign

The references are truly obvious, with military jackets and studded clothes, many of them included in the TRF line, which is more young and fashionable with principal references in Alexander Wang, Proenza Schouler and Isabel Marant... Easy wear with so many military green, leather jackets, studded shirts and short dresses!

Kids Campaign

Also the young lines for Boys and Girls are just adorable... The campaign is simple and very soft like the growers one, the kids are beautiful and the clothes seems to be very confortable and always very stylish! (I want my sun to be like this little boy!)


Zara,  to complete this images, also published some films that are just amazing!
Under, you can see the Men's film with Sean O'Pry and Jon Kortajarena... very masculine, intensive and so dawn perfectly good!

You can see the Women's and TRF films HERE





To see the complete Fall'2012 Campaign, please visit Zara.com